Os princípios da economia são os conceitos fundamentais que guiam a compreensão do funcionamento da economia em níveis micro e macro. Alguns dos princípios básicos incluem:
Escassez: Os recursos são limitados em relação às necessidades humanas ilimitadas. Isso significa que as escolhas precisam ser feitas sobre como alocar recursos escassos para atender às necessidades e desejos.
Custo de Oportunidade: Refere-se ao benefício perdido de uma alternativa quando outra é escolhida. Ao tomar uma decisão, é importante considerar não apenas os custos monetários, mas também os custos de oportunidade associados.
Custo e Benefício Marginais: As decisões econômicas são tomadas comparando os custos e benefícios marginais, ou seja, os custos e benefícios adicionais de uma ação adicional. Uma decisão é considerada ótima quando os benefícios marginais são iguais ou excedem os custos marginais.
Lei da Demanda: Estabelece que, ceteris paribus (ou seja, mantendo outros fatores constantes), a quantidade demandada de um bem ou serviço diminui à medida que seu preço aumenta e aumenta à medida que seu preço diminui.
Lei da Oferta: Estabelece que, ceteris paribus, a quantidade oferecida de um bem ou serviço aumenta à medida que seu preço aumenta e diminui à medida que seu preço diminui.
Equilíbrio de Mercado: Refere-se ao ponto em que a quantidade demandada de um bem é igual à quantidade oferecida, resultando em um preço de equilíbrio e uma quantidade de equilíbrio.
Elasticidade: Refere-se à sensibilidade da demanda ou oferta em relação a uma mudança no preço, renda ou outros fatores. A elasticidade-preço da demanda, por exemplo, mede quanto a quantidade demandada de um bem muda em resposta a uma mudança no seu preço.
Esses são apenas alguns dos princípios fundamentais da economia, que ajudam a fornecer um quadro conceitual para entender como as decisões são tomadas e como os mercados funcionam na economia.